vereador, Dr. Delano Santiago
Vereador, Dr. Delano Santiago

O Hospital Público Regional de Divinópolis é uma instituição que está sendo implantada para atender as demandas do setor da saúde do Município e região com o objetivo de tentar sanar os problemas que esta área traz para a população da cidade. Com o intuito de saber como estão sendo desenvolvidas as obras, o vereador, Dr. Delano Santiago (PRTB), compareceu ontem, às 16hs, às obras do hospital para fazer uma visita.

vereador, Dr. Delano Santiago
Vereador, Dr. Delano Santiago

O parlamentar decidiu fazer esta visita ao canteiro de obras para acompanhar o desenvolvimento da construção de perto, saber em qual etapa estão e  principalmente para adquirir informações sobre como e quando o Governo pretende entregar a 1ª parte das obras. O questionamento foi feito em torno principalmente se já existe uma previsão para o término destes trabalhos.
No entanto, Dr. Delano Santiago, avaliou através da sua visita, que pela visão que teve por meio da explicação do engenheiro responsável, a obra já está concluída em 60%, sendo que é preciso de 40 % da estrutura física. “Não estou falando aqui da estrutura de equipamentos, porque não entrou nessa primeira fase do projeto. O que foi passado para mim é que 60% são de obras físicas. Eu espero com isso, dar o meu apoio na parte da saúde, onde observamos que o hospital está caminhando a passos largos e não como já foi dito para mim, que a obra está devagar. Eu vim justamente para tentar fazer com que esta obra consiga caminhar com a minha ajuda médica e também com a responsabilidade de vereador”, declarou.
Dr. Delano Santiago, acrescentou ainda, que vai tentar fazer parte da Comissão de Saúde, porque é um desejo dele estar em todas as regiões quando possível para tentar auxiliar nos projetos de melhorias na área. Ele encerrou dizendo que a sua colaboração ao hospital será principalmente como médico para ajudar com que essa obra se desempenhe em um processo mais rápido. Além disso, vai fiscalizar se a verba está sendo realmente direcionada para o local e pelo que ele pôde perceber, é o que realmente está acontecendo.
Relembre o que a ex-secretária de saúde e o prefeito Vladimir Azevedo abordaram sobre a previsão de data:
O prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB), em edições anteriores da Gazeta do Oeste, havia explicado que a sua intenção é de colocar o hospital para funcionar ainda este ano. Segundo o prefeito, o Hospital Regional começará funcionando com 200 leitos com o foco em cirurgias. Além disso, terá um tratamento direcionado para as gestantes de alto risco e um novo Pronto Socorro. “É uma obra com 17 mil metros quadrados, um hospital moderno que será direcionado para o atendimento de urgência e emergência e alguns outros serviços de média complexidade”, afirmou.
A ex-secretária de saúde, Rosenilce Mourão, deixou claro que não há uma data certa para o funcionamento, as obras podem terminar tanto no fim de 2013, quanto no início de 2014, mas que existe um planejamento para o hospital e que é muito bem definido. Para que a instituição funcione, conforme a ex-secretária, depende de vários fatores: da união de todos os entes, do Governo Federal e do Governo Estadual.