Fabiano Duarte e Betinho levam esportes, ação social e trabalho com lançamento do projeto Fazendão
Fabiano Duarte e Betinho levam esportes, ação social e trabalho com lançamento do projeto Fazendão

Por: Rodrigo dos Santos

“Vereador aparecer em época de campanha é muito fácil. Agora vereador voltar depois de eleito para atender o povo é a primeira vez que eu vejo”. Essa declaração que você acabou de ler é do trabalhador rural Luis Fernandes, que participou no último domingo (17) do lançamento do “Projeto Fazendão – Jogos Rurais” na Fazenda Campo Alegre.

Fabiano Duarte e Betinho levam esportes, ação social e trabalho com lançamento do projeto Fazendão
Fabiano Duarte e Betinho levam esportes, ação social e trabalho com lançamento do projeto Fazendão

O projeto é uma iniciativa dos vereadores Fabiano Duarte (PR) e Betinho (PRTB), presidente da Câmara Municipal. Para realizar o projeto, os vereadores dividiram a zona rural em regiões. Uma fazenda é escolhida como sede, e as fazendas vizinhas participam do torneio. Serão realizados torneios em todas as regiões. No final do ano, os dois primeiros times rurais classificados em cada torneio, vão participar do torneio final que acontecerá na cidade.

A Fazenda Campo Alegre foi sorteada e sediou o lançamento do projeto. Além do torneio, aconteceu também torneio de truco e as famílias rurais contaram com o Gabinete Itinerante dos vereadores que atenderam os moradores. As crianças tiveram participação especial e contaram com pula-pula, gincanas educativas, entre outras atividades e foram premiadas com medalhas. Para as mulheres foram oferecidos serviços de cuidados pessoais como manicure.

Várias famílias de fazendas da região participaram, e muitas só acreditaram que eram os vereadores que estavam fazendo quando chegaram lá. Responsável pela Fazenda Campo Alegre, o gerente administrativo, Antônio Valdez (o Dunga), destacou a importância do projeto.

? Para mim esse projeto foi muito importante, pois, eu como filho de Ribas, há 41 anos que moro aqui, e mandato nenhum de vereadores que se elegeram, procuravam a gente só na época da campanha eleitoral, depois sumiam. A respeito do trabalho do Fabiano Duarte e do Betinho, pra nós da zona rural, é muito importante, porque a gente agora tem abertura para sempre estar opinando alguma coisa, interagindo com eles, para trazer benefícios para nós da zona rural. Na campanha o Fabiano disse que ia fazer e honrou com o compromisso, destacou Dunga.

Fabiano Duarte explica que o Fazendão foi um compromisso feito ainda em campanha que agora torna a vida das famílias da zona rural mais feliz.

? Esse projeto foi um compromisso de campanha, nas eleições de 2012 feito por mim. Eu disse que faria o possível para dar a esse povo trabalhador esse dia maravilhoso que conseguimos oferecer hoje. Fico muito feliz e, agradeço primeiramente a Deus por ter iniciado esse torneio junto com minha equipe, ao lado vereador Betinho, que ombreou comigo esse projeto. Hoje eu vi e vivi muitas emoções. Eu pude ver a alegria no rosto do pai de família, da mãe, no rosto das crianças, e será assim até o final do nosso mandato, garantiu o Fabiano.

Para Betinho, o fazendão da início a uma nova postura política no município, que vai ajudar acabar com o político Copa do Mundo que só aparece de quatro em quatro anos.

? Primeiramente nós temos que agradecer a Deus, pois foi um evento que ocorreu como programado, com segurança, tranqüilidade e ninguém se machucou. Foi um dia de lazer muito gratificante pra todos. O lançamento do Fazendão foi um sucesso. Nós falamos em campanha que iríamos voltar e muita gente não acreditou. Não somos vereadores Copa do Mundo que só aparecem aqui de 4 em 4 anos. Não estamos fazendo campanha. Estamos cumprindo uma agenda de campanha, que é bem diferente. A população está cansado de político que só promete, promete e nunca cumpre. Eu o Fabiano vamos cumprir, disse Betinho.

O próximo Fazendão acontece em março. Nesta primeira edição, a Fazenda Nelore ficou em primeiro lugar com o time A. Em segundo lugar ficou a Fazenda Recreio, seguida do time da Campo Alegre na terceira colocação. Os primeiros colocados já garantiram vaga na disputa no final do ano.