A segurança pública tem entrado na pauta de assuntos do deputado lafaietense Glaycon Franco, (PRTB). Várias reuniões têm sido realizadas e, em breve, os assuntos serão discutidos com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, quando os pedidos em favor da região serão reforçados.

No dia 4 de março, Glaycon esteve reunido com o comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, tenente-coronel Sérgio Henrique Cardoso, na sede do comando em Conselheiro Lafaiete, buscando ouvir as demandas da corporação e deixar à disposição do comandante o seu mandato, para tudo o que for a bem dos municípios da região.

Durante a conversa, o comandante confirmou a precariedade dos veículos de que dispõe, bem como concordou com o deputado quanto à necessidade de aumento de efetivo para melhoria do policiamento ostensivo. Glaycon comprometeu-se a levar a demanda ao secretário de Estado de Defesa Social, e empenhar-se para que as questões sejam resolvidas.

Efetivo

Em 7 de março, o deputado participou de uma reunião com o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, dr. Cylton Brandão da Matta. A reunião tinha como pauta, entre outros assuntos, a deficiência de pessoal na 31ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais, em Conselheiro Lafaiete, que atende a toda a região.

Veículos e novas delegacias

O deputado pleiteou a complementação do quadro de pessoal, sobretudo de médicos legistas e auxiliares de necrópsia. Dr. Cylton confirmou que, no segundo semestre deste ano, serão feitas nomeações de candidatos já aprovados em concursos públicos, ocasião em que certamente atenderá ao pedido do deputado.

A grande novidade foi que, segundo previsões, no segundo semestre de 2013 a frota de veículos da Polícia Civil será renovada com a aquisição de veículos cujos recursos já estão garantidos, estando caminhando o procedimento licitatório. Glaycon, então, solicitou que, nesta nova remessa, as cidades da região do Alto Paraopeba e do Vale do Piranga sejam contempladas com a substituição de seus veículos.

Glaycon foi informado, ainda, de que serão criadas mais três delegacias de polícia em Conselheiro Lafaiete, dentre elas uma de atendimento às mulheres.

UAI

O chefe de Polícia se comprometeu, ainda, a analisar o pedido de Glaycon Franco sobre a instalação, em Lafaiete, da Unidade de Atendimento Integrado – UAI, que vai prestar à sociedade vários serviços além da emissão de carteiras de identidade. O deputado fez o mesmo pedido para atender ao município de Congonhas, que ainda não conta com serviço regular de emissão de documentos.