O prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri(PRTB), concedeu uma entrevista ao site Atlantica News, e falou dos 60 dias em que o gestor administra o município.

Questionado pela nossa reportagem sobre sua equipe de governo, o prefeito afirmou que está ‘arrumando’ a casa, “estamos organizando a estrutura básica do governo, fazer com que as secretarias tenham vida e as coisas lá dentro possam acontecer de forma organizada.”

·    “Entendemos que a educação é a base de tudo e estamos buscando parcerias com instituições educacionais para serem instaladas no município. Na semana passada, tivemos a grande satisfação de receber o reitor da Universidade de Medicina da Bahia, FADIBA, uma universidade particular. Fizeram um acordo com a UNISUL Bahia que foi muito interessante, para que possa vir a funcionar já em 2014. Até o final do mês estaremos recebendo o reitor da Universidade Pedro II de Salvador, hoje eles têm 12 mil alunos na rede, e com esta Universidade vamos ter aqui cursos como engenharia e outros cursos que não tem nas universidades perto de Eunápolis.” Disse Neto.

Falou também, da importância de trazer faculdades particulares para Eunápolis, ainda que não seja acessível às pessoas que não têm condições de pagar, explicou que existem aquelas que podem pagar e muitas veem de outras cidades e trazem dividendos para dentro do município. Disse ainda que são pessoas com condições e com isso vão gastar com alimentação [restaurante], hospedagem [aluguel de imóveis], alertou que são novos investimentos e assim, circula mais dinheiro , gera mais empregos e traz mais rendas. Os estudantes precisam fazer estágios com isso o município ganha profissionais, principalmente na área da saúde.

“Mas vamos ter a Faculdade Federal com campus em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itabuna, e em Eunápolis vai ter a Faculdade Básica da Faculdade Federal, serão 100 vagas para atender, que serão disputadas pelos munícipes, estudantes de Eunápolis e não podem vir alunos de fora, somente os municípios circunvizinhos é que poderão concorrer às vagas. O aluno estuda dois anos e depois escolhe o campus referente ao curso que irá fazer.”

Na área da educação municipal, ressaltou sobre as condições precárias das escolas municipais, o prefeito afirmou que está buscando alguns tipos de financiamentos para evoluir na parte de infraestrutura que, segundo ele, está muito ruim. “Nossas escolas foram construídas há 10, 20 anos atrás, são escolas com modelos prisionais onde tem as salas e no meio uma área de lazer o que não dá dimensão para o aluno realmente mudar de vida.” Afirmou.

Neto informou que para começar, serão construídas 4 escolas de grande porte ainda este ano, uma com recurso próprio, outra através de uma negociação com os bancos da folha de pagamento e outras duas advindas de um financiamento que está sendo pleiteado. “Nossa meta é construir, ainda este ano, no mínimo quatro escolas de grande porte para que os alunos do nosso município possam ter um lugar adequado para estudar. O que temo é muito ruim, sem condições dignas, mas estamos adequando e organizando estas escolas também para oferecer o melhor aos nossos estudantes.”

“Precisamos avançar na área educacional que é muito importante para fazer a transformação das pessoas.” Neto Guerrieri.

O prefeito relatou que está buscando melhorias junto ao secretário de saúde, principalmente para um atendimento humanizado. Afirmou sobre a necessidade se ter um avanço nesta área. Disse que reconhece que a saúde tem problemas a nível nacional, e que o município também tem a sua cota, sobretudo na área de atendimento. “Estamos organizando as estruturas fazendo investimentos altos para daqui a 3 e/ou 4 meses possamos ter uma dimensão bem melhor. Mas o que mais precisamos melhorar é o atendimento humanizado, capacitar os funcionários da área da saúde, principalmente do atendimento. São pessoas que não sabem do limite do relacionamento, precisam ser melhor orientadas e tenho debatido sobre isso com frequência com o secretário e os diretores da saúde, é preciso capacitar essas pessoas para saberem recepcionar, até na recepção se controla 50% da doença, é preciso saber atender; um cafezinho, um bom dia, um ‘pois não’ pode causar um impacto positivo em quem adentra um hospital precisando de algum atendimento médico.” Observou.

Na infraestrutura, garantiu que a questão financeira está sendo priorizada com pagamentos da folha na data ou com até 3 dias antecipados e todos os investimentos que estão sendo feitos tem sidos pagos em dia com responsabilidade. “Este mês de março, como tem um feriado dia 29, estamos programando o pagamento da folha para o dia 28 para que todos possam passar o feriado com o seu recurso, que é de direito”. Afirmou.

Um avanço nas obras de pavimentação. A prefeitura está disponibilizando máquinas para fazer terraplanagem nas ruas, em estado crítico, nos bairros da cidade. Segundo o prefeito, já se tem um avanço entre os bairros Minas Gerais e Urbis III e já está sendo trabalhado o Moisés Reis e Santa Lúcia onde as ruas estavam intransitáveis com risco de desabamento de casas, com rede pluvial, esgoto e calçamento. “Já estamos numa negociação com o estado para um investimento na área de pavimentação, asfalto nas ruas, mas já temos recursos próprios para começar algumas ruas no bairro Alecrim que será o primeiro passo no asfalto, depois os bairros mais populosos como Dinah Borges. A estrada da Colônia foi um ganho que tivemos, colocar no orçamento do estado, e já estamos ‘brigando’ para começar o mais rápido possível, já nos próximos meses começar a pavimentação da estrada da Colônia.” Finalizou.

“A estrutura que foi colocada, durante a nossa campanha, como forma de planejamento para o município, estamos buscando cumprir com a população.” Prefeito Neto Guerrieri.

… ver notícia completa em: atlanticanews

Autor: Vinculado ao atlanticanews

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here