Vereador Presidente Adalberto Alexandre - PRTB (Betinho)

Após a chamada nominal dos Vereadores, sendo constatada a presença de todos, o Presidente-Vereador Adalberto Alexandre, o Betinho (PRTB), fez a abertura da Sessão, foram lidas as correspondências, seguindo com o Pequeno Expediente, as Proposições e o Grande Expediente.

Vereador Presidente Adalberto Alexandre - PRTB (Betinho)
Vereador Presidente Adalberto Alexandre – PRTB (Betinho)

PEQUENO EXPEDIENTE

O que chamou a atenção de todos nesse Expediente, foi a renúncia do Vereador Fabiano Duarte (PR) do cargo de 2º Secretário da Mesa dos trabalhos. Fabiano informou a nossa reportagem (Tribuna MS), que continuará trabalhando em prol da comunidade e será companheiro de todos os Vereadores do município pelas boas causas, porém, resolveu tomar a decisão, para que futuramente tenha maior liberdade em suas ações políticas.

Pela Indicação n° 145, o 2º Secretário-Vereador Fabiano Duarte – PR Solicitou ao Secretário Municipal de Obras, providências quanto ao serviço Essencial de Coleta de Lixo urbano nas Bairros da cidade.

GRANDE EXPEDIENTE

A VEREADORA CÉLIA PINTO (PSDB), usou da palavra para cumprimentar as mães pela passagem do seu dia, sendo comemorado em 11 de maio. A Vereadora também deu ênfase a campanha nacional de enfrentamento e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, disse que a campanha começa em Ribas no dia 10 de maio e termina no dia 17-sexta feira com uma grande caminhada no centro da cidade, Célia conclamou a todos para a responsabilidade do problema que afeta toda a sociedade e Divulgou os telefones 100 e 0800 647 1323 para denunciar.

Pela indicação n° 147, a Vereadora Célia Pinto – PSDB;

solicitou expediente para o Deputado Estadual Marcio Fernandes, no sentido de viabilizar, instrumentos musicais para o Centro Social Brasil Criança Cidadã através de Emenda Parlamentar.

VEREADOR JOAQUIM DOS SANTOS (DEM), disse que estava no momento usando a palavra para transmitir duas notícias, uma boa e outra ruim, a primeira em foco, exclama o Vereador, “ é lamentável o Ministro da Saúde ter que vir ao Estado do Mato Grosso do Sul para apurar desvio de recursos públicos”, citou que o Hospital do Câncer em Campo Grande, era até então, referência no tratamento da doença. O Vereador espera que se faça justiça e os culpados sejam punidos rigorosamente. Conforme suas palavras, a notícia boa é que; “na semana passada o município Rio-pardense, recebeu três ônibus doados pelo Governo federal e esses chegam junto com a informação de que brevemente estaremos recebendo mais quatro ônibus e na sexta feira dia 10-05-2013, o governo do estado estará doando mais uma patrol, sendo que no próximo dia 30, outra patrol chegara, doada pelo governo federal”, conclui Joaquim dos Santos.

Pela Indicação n° 149, o Vereador Joaquim Santos de Oliveira – DEM. Solicitou ao Prefeito Municipal que faça gestão junto ao proprietário do imóvel rural denominado Fazenda Java para a possibilidade de abertura de uma estrada, ligando a outras propriedades. Solicitou também a extensão da rede de energia elétrica na Travessa Mario Silva.

VEREADORA ROSE CODOGNATTO (PPS), Versou sobre a resposta de um Requerimento encaminhado por ela e pelo Vereador Diony Erick (PSDC), no dia 02 de abril, pedindo cópia da folha de pagamento dos servidores municipais, cópia da folha de pagamento dos prestadores de serviço e relação nominal dos servidores ativos por categoria. Afirmou a Vereadora que após 35 dias recebeu uma resposta do procurador jurídico da Prefeitura indeferindo o pedido. Ela enfatizou na tribuna que a lei garante tais informações ao Poder Legislativo, vindas diretamente do Prefeito, falou que se for o caso viabilizará uma CPI para ter acesso ao material requerido e Indagou: Porque será que o Prefeito se recusa a prestar tais informações, terminou dizendo que fará novamente em conjunto com o Vereador Diony, outro Requerimento, caso não obtenha resposta satisfatória irá acionar o Ministério Público.

Pelo Requerimento n° 054, a Vereadora Rose Codognatto – PPS; solicitou a realização de audiência pública para tratar da reposição salarial dos servidores públicos municipais.

VEREADOR DIONY ERICK (PSDC), ao usar a palavra agradeceu a presença da comunidade, parabenizou a Vereadora Rose pela iniciativa descrita a cima, disse que a decisão tomada pelo Requerimento não visa denegrir, nem constranger os servidores, questionou a resposta do prefeito, exclamando que ele (o prefeito),só pode estar de brincadeira com a Câmara, haja vista que as respostas são sempre as mesmas.

O VEREADOR ANGELO DA SILVA (PSC), falou da responsabilidade de cada Vereador em dar respostas concretas a população, disse que a forma administrativa adotada pelo Prefeito precisa ser revista e medidas tomadas para que o Vereador possa transmitir dados concretos as indagações populares. Angelo, destacou a Audiência Pública, proposta por ele, realizada no ultimo dia 06 de maio de 2013, na Câmara Municipal, que tratou da Agricultura Familiar e da Merenda Escolar, dizendo que foi um evento de grande sucesso, é o ponta pé inicial, cujo objetivos foram atingidos, disse que no final da Audiência foi criado uma comissão para que seja dado encaminhamento a criação da política pública municipal de apoio a agricultura familiar. O Vereador falou que torce por uma boa gestão do executivo e do legislativo. Destacou A 5ª Conferencia Municipal das Cidades realizada em 09 de maio de 2013, no Sindicato Rural. Finalizando comprimentou todos os colegas Vereadores pelo trabalho.

Pela Indicação n° 151, os vereadores Ângelo da Silva – PSC e Adalberto Alexandre o Betinho – PRTB; em conjunto, solicitaram ao Executivo de Relações Institucionais da Empresa de telefonia Oi de Mato grosso do Sul, viabilização de Telefones público, para os Assentamentos Mutum, Avaré e Melodia.

VEREADOR CLAUDIO LINS (PTdoB), esclareceu que está indignado com a falta de sensibilidade dos governantes maiores, pois são eleitos para trabalhar exemplarmente, no entanto a gastança é demasiada com coisas supérfluas, com estádios de futebol, enquanto as necessidades públicas estão se esvaindo.

Pela Indicação n° 148, o Vereador Claudio Lins – PT do B;

Solicitou ao Secretário Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos, limpeza de entulhos, galhos e lixos nos Bairros Nossa Senhora da Conceição I e II (vila Nova), Santos Dumont, Cohab velha, Jardim Parque Estoril e Jardim dos Trabalhadores.

Pelo Requerimento n° 055, a Vereadora Lucineide Friosi – PSC; solicitou ao Secretário Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos informações a respeito do sistema organizacional do Trânsito Municipal no que tange a responsabilidade da Prefeitura.

VEREADOR ADALBERTO ALEXANDRE, O BETINHO (PRTB), pediu licença de sua cadeira presidencial para usar a tribuna. O Presidente, disse estar havendo contradição na informação passada em sessão pelo Vereador Joaquim dos Santos, quanto a aquisição de um caminhão coletor de lixo, haja vista que foi comunicado extraoficial pelo Secretário de Obras, que até o momento não se abriu licitação para comprar o referido caminhão.

Betinho disse que o Prefeito não está cumprindo o seu papel de informar oficialmente o Poder legislativo dos fatos e benefícios recebidos pela prefeitura que são de interesse dos Vereadores, bem como de toda a população.

Indignado com boatos nas redes sociais, o Vereador-Presidente pediu mais respeito com a Câmara Municipal (Poder), e para com os Vereadores, “exigimos mais respeito dessa meia dúzia de pessoas que gostariam de estar em ascensão no município, porém não passaram pelo crivo necessário para ocupar uma cadeira nessa casa. Por onde passamos nesse município, somos bem recebidos e vistos como legítimos representantes da população, não vamos admitir desrrespeito”. Por fim, Betinho agradeceu aos Vereadores, a população presente no plenário, aos radiouvintes e retornando para sua cadeira, encerrou a sessão.

A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA SERÁ NO DIA 14 DE MAIO DE 2013,TERÇA FEIRA, ÀS 19 HORAS, NO PLENÁRIO DA CASA.

Fonte: Assessoria de Imprensa-Gabinete da Presidência

DEIXE UMA RESPOSTA