A patrulha mecanizada inicia os trabalhos na região na próxima segunda-feira. A informação foi repassada ontem à TRIBUNA, pelo presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Claudio Gotardo (PSDB). As máquinas estão em Boa Esperança desde o mês passado. Gotardo, que também é prefeito do município, informou que durante esta semana, os operadores das máquinas, selecionados por concurso estão passando por treinamento. “Pode ser que os trabalhos iniciam ainda sexta-feira, mas a todo vapor mesmo na segunda”, ressaltou o prefeito.

Equipamentos

Segundo Gotardo, os trabalhos iniciarão em Campina da Lagoa. No município, grande parte das estradas rurais está em situação precária. A prefeita Célia Cabrera (PRTB), decretou situação de emergência por causa dos estragos causados pelas últimas chuvas. O prefeito comentou que alguns municípios já estavam enfrentando transtornos com as estradas rurais, e as últimas chuvas tornaram a necessidade de manutenção ainda mais urgente. “Muitos municípios estão em estado profundo de calamidade”, falou.

O presidente da Comcam disse que as maquinas devem permanecer em Campina da Lagoa por cerca de um mês. Em seguida partem para Roncador e, posteriormente, Iretama. “Os trabalhos serão feitos nos municípios que estão em situação mais precária”, ressaltou. Gotardo disse que a manutenção das estradas facilitará o escoamento da produção agrícola, transporte de insumos, o acesso de moradores da zona rural à zona urbana, e facilitará o transporte escolar. “É uma grande reivindicação dos municípios. A região é muito importante no contexto do agronegócio paranaense. Então temos que começar pela conservação das estradas”, ponderou. Ele acrescentou que o fato de as máquinas serem novas não haverá perda de tempo com manutenção.

A patrulha do campo custou cerca de R$ 5 milhões. Esta será a primeira de outras três que a região deve receber. As máquinas foram adquiridas numa parceria do Governo do Estado com municípios da Comcam, por meio do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom).

Os trabalhos de manutenção nas estradas rurais serão permanentes, uma vez que as máquinas ficarão rodando entre os 25 municípios que compõem a Comcam. A patrulha é composta por um trator esteira, motoniveladora (1), pá-carregadeira (1), escavadeira hidráulica (1), um rolo compactador, cinco caminhões basculantes, um caminhão comboio com tanque para capacidade de cinco mil litros de diesel para abastecimento das máquinas, e uma picape.

Fonte: itribuna