De olho na mobilidade urbana

 O vereador Jimmy Pereira tem se preocupado muito nos últimos tempos com a questão da mobilidade urbana. Seus projetos de Lei mais recentes caminham justamente nesta área. São eles:  o Projeto de Lei nº 221/2013 que dispõe sobre os obstáculos fixos ou não colocados nas calçadas para coibir o estacionamento ilegal nos logradouros do município do Rio de Janeiro e dá outras providências, e o .Projeto de lei nº 223/2013 que dispõe sobre a utilização de espaço destinado a estacionamento de veículos em shoppings centers e estabelecimentos comerciais .

Trem_Leve_Brasilia_VLT_Pano

 Veículo leve sobre Trihos

 Para Jimmy, o Rio de Janeiro precisa liderar este movimento. O vereador evidencia a  implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas Áreas Central e Portuária do Rio de Janeiro, primeira obra de Parceria Público Privado (PPP) em mobilidade urbana do país.  O VLT, com 28 km de vias, ligará os bairros da Região Portuária ao centro financeiro e ao Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça 15 e Santo Cristo. Ao todo, serão seis linhas de transporte.

 Pesquisas

O vereador Jimmy Pereira cita a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que  revelou este mês que 44,7% das 38 grandes cidades – com mais de 500 mil habitantes – do país não têm um Plano Municipal de Transporte que estabeleça diretrizes para o setor, com ações planejadas em termos de tempo e de recursos. “28,9% dos municípios com mais de meio milhão de moradores estavam em fase de elaboração do documento.De qualquer forma, a população está cobrando isto nas ruas e os nossos gestores estão ganhando a consciência da importância deste tema para a qualidade de vida” – disse.

 O Rio tem hoje quatro municípios com mais de meio milhão de habitantes. Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo, na Região Metropolitana, não têm o planejamento, ao contrário do que ocorre na capital fluminense..

Fone: Blog do vereador Jimmy Pereira