A colônia portuguesa representa o maior contingente de estrangeiros em nosso país. A história traduz a influência lusitana nos mais diversos aspectos da nossa cultura. Tal influência é ainda mais nítida entre os cariocas, visto que o Rio de Janeiro foi capital de Portugal de 1808 a 1821. É a única cidade do Hemisfério Sul a ter sido capital de um país europeu.

dança portuguesa

Com o intuito de valorizar a relação entre os povos, o vereador Jimmy Pereira (PRTB) apresentou à Câmara di Rio o Projeto de Lei nº 391/2013, que inclui o Dia da Dança Folclórica Portuguesa, a ser comemorado no primeiro domingo de junho, no calendário consolidado pela Lei nº 5.146/2010. “Sem dúvida, a maior herança que Portugal nos deixou foi o idioma, falado virtualmente por todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização”, lembrou o parlamentar no texto do projeto.

“A dança folclórica portuguesa vem se destacando no cenário carioca principalmente por seu balé sincronizado e figurino luxuoso e, apesar de praticada na sua essência por imigrantes portugueses e seus descendentes, vem encontrando adeptos e espectadores em todo território nacional” – Vereador Jimmy Pereira.

Fonte: http://www.camara.rj.gov.br/noticias_avisos_detalhes.php?m1=comunicacao&m2=notavisos&id_noticia=6543