Wagner da Gráfica - Portal do Amaral

Por Jonas Amaral

Em sua primeira entrevista ao Portal do Amaral depois de reeleito nas últimas eleições, Wagner da Gráfica, deu detalhes de como será a sua nova administração no período (2017-2020).

O prefeito reeleito na cidade de Formoso do Araguaia, Wagner Coelho de Oliveira (PRTB), popularmente conhecido como Wagner da Gráfica concedeu uma entrevista a reportagem do Portal do Amaral. Na entrevista, o prefeito deu detalhes de sua administração com forte apelo social para que esqueçam a política junte-se a atual gestão para que juntos possam fazer uma administração em conjunta em prol de um Formoso cada vez melhor. Na esfera administrativa anunciou a criação de mais uma secretaria (Assuntos Indígenas), a criação de uma Diretoria de (Assuntos Religiosos) para que possa atender ainda melhor e dar mais atenção para as comunidades evangélicas e religiosas da cidade, pretende continuar gerando empregos, rendas e mais qualidade de vida, colocou a saúde e a segurança como a principal prioridade neste início de mandato.

ENTREVISTA:

Portal do Amaral: -> Sabemos que um dos principais problemas da administração pública é a falta de políticas públicas para atração de novos investimentos que permitam a geração de riquezas e de novas frentes de emprego e renda? Nessa sua nova administração, quais são as suas propostas para fomentar a economia local?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Olha Jonas, um dos nossos principais projetos nesse início de mandato é em estar melhorando na geração de emprego, no atrativo, na vinda de novas empresas, pois entendemos que só por este caminho conseguiremos aumentar a nossa arrecadação, aumentar a nossa qualidade de vida e especialmente trazer mais opções para os nossos formosense.

Portal do Amaral: -> A destinação adequada dos resíduos sólidos tem sido um grande problema enfrentado pelas administrações municipais. Quais as suas propostas para solucionar ou pelo menos, minimizar esse problema?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Realmente! Enfrentamos esses problemas também não diferente dos demais municípios do Tocantins, aonde poucos estão com esse problema resolvido e funcionando. Aqui em Formoso ainda temos o lixão a céu aberto pelo que tem causado muitos transtornos para a comunidade, trazendo sérios riscos de aumento de várias doenças e outras dificuldades, mas eu quero ai tranquilizar a nossa comunidade que nós já estamos trabalhando nesse sentido, e o primeiro passo agora é resolver esse problema que vem de longos anos. Sendo um problema de gestões anteriores e não um problema que nós criamos, mais eu acredito que no ano de 2017 nós iremos resolver esse problema de uma vez por todas, conseguindo todas as certidões e adequá-lo para assim atender melhor essa demanda que tem incomodado tanto nós que estamos na gestão como toda a comunidade e assim eliminar de vez o antigo lixão.

Portal do Amaral: -> A questão da saúde pública também é um grande complicador para qualquer prefeitura de pequeno ou médio porte. Como o senhor pretende lidar com essa questão nessa sua nova administração?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Sim, hoje entendo que a saúde é uma grande dificuldade para nossa gestão, pelo fato do nosso hospital municipal ser mantido 100% pelo próprio município e muitas pessoas aqui em Formoso não sabem disso, a única ajuda que recebe é um repasse de 28 mil. Sendo que o custo mensal chega a 330 a 340 mil todos os meses. Mesmo assim já estamos planejando uma atenção maior para a saúde de Formoso do Araguaia, sendo a saúde a nossa principal prioridade para esse mandato que se inicia, já estamos direcionando todas as nossas buscas, nossas atenções, com o objetivo de melhorar a cada dia nosso atendimento, nosso hospital, os Postos de saúde. Estaremos em breve entregando uma ambulância zero Km e já estamos licitando a reforma das três que já temos. No nosso hospital estaremos retornando praticamente todas as especialidades como: ultra sonografia, ortopedia e várias outras especialidades. Estamos também confiantes de retornar os partos normais e cesária para que as nossas crianças nasçam aqui no nosso município.

 Portal do Amaral: -> Sabemos que esses últimos quatro anos da sua gestão teve muitos altos e baixos, para os próximos quatros anos o senhor se sente mais preparado para os desafios que virão? Como deverá ser o seu alinhamento político nessa nova gestão do Wagner da Gráfica?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Verdade Jonas, eu reconheço que nós não tinha sido prefeito ainda nesse nosso primeiro mandato, não tinha experiência em ter sido prefeito municipal de uma cidade tão especial como Formoso, eu era um pequeno empresário do ramo gráfico, então nos encontramos ali todas as dificuldades que muitos no primeiro mandato encontram e com isso temos algumas falhas mas hoje nos sentimos ai mais preparados, temos mais experiências, sabemos como funcionar a máquina pública e as dificuldades que ela tem no dia a dia, por isso que eu acredito muito que esse será um bom mandato, melhor que o primeiro porque agora nos encontramos ainda mais  apoio, nós temos apoio da vice Rosania  Gama, temos uma bancada maior hoje na câmera de vereadores e com isso terei mais força para realizar, porque eu entendo que ninguém realiza nada sozinho e sim com grupo, com amigos, companheiros, e é assim que eu quero fazer essa nova administração, uma administração mais participativa.

Portal do Amaral: -> No município existem muitas igrejas evangélicas, o que o senhor pensa sobre isso? No seu governo vai existir ou já existe algum projeto ou oportunidade para o público evangélico da cidade?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Eu entendo que quanto mais igrejas melhor para Formoso do Araguaia, porque vai estar nos ajudando a cuidar do ser humano, cuidar do nosso lado espiritual e eu acredito que quanto mais igreja trabalhando, evangelizando nosso povo terá menos problema com drogas, com vícios e outras dificuldades que existe  na nossa cidade e em todo nosso mundo, por isso que a cada igreja que abre em Formoso a minha felicidade é maior, eu quero ainda dar um grande apoio a comunidade evangélica e que já estar em nosso planejamento a criação de uma diretoria de assuntos religiosos e que possa atender ainda melhor e dar mais atenção ainda para nossas comunidades evangélicas e religiosas.

Portal do Amaral: -> Hoje um dos grandes problemas é que devido à falta de oportunidade, muito dos nossos jovens tem deixado a cidade em busca de estudo, oportunidade profissional e muitos deles conseguem lá fora, outros voltam até pior do que quando saíram, o senhor tem algum projeto que possa mudar essa realidade?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Jonas, tenho uma grande preocupação com nossos jovens, por isso desde o nosso primeiro mandato que nós lutamos para melhorar essa situação, esse quadro nós temos lutado muito para melhorar e temos conseguido, conseguimos trazer o IFTO foi uma conquista nossa da nossa gestão, fomos a luta buscamos  e trouxemos para Formoso e hoje aqui nós já temos essa opção do curso técnico profissionalizante, trouxemos a Faculdade Moderna, ajudando aqueles jovens que o pai não tem condição de mandar para fora do município para estudar e concluir um Curso Superior, trouxemos também a Funcef para a criançada, mantemos aqui várias atividades 100% mantida pela prefeitura, implantamos o Projeto Bom de Bola e Bom na Escola, onde mais de 600 jovens e crianças são beneficiadas para que assim temos um futuro melhor para juventude. Mais ainda acho que é pouco, temos que continuar lutando para fazer mais, colocamos também três ônibus universitários todos os dias para levar e trazer os nossos jovens até a cidade de Gurupi para concluírem suas graduações, sendo 100% por conta da prefeitura.

Portal do Amaral: -> Sabemos que não é fácil para um empresário nos dias de hoje manter a sua empresa com as portas abertas, pois as despesas junto com a carga tributária, tem feito muitos desistiram no meio do caminho e fecharem as portas, mesmo assim tem muitos que acreditam, são empreendedores que iniciaram praticamente do nada e hoje são bem sucedidos na cidade, como o senhor os vê e quais são os seus projetos para amenizar um pouco desses problemas na cidade?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> De fato os empresários são verdadeiros guerreiros, eles acreditaram, eles abriram as portas, eles alugaram prédios, pagam impostos, geram renda para o município e eu entendo que eles devem receber sempre todo o apoio necessário, não só de mim mais de todos os que torcem por Formoso, por isso que nós queremos ainda mais apoiar os empresário dando mais apoio, já temos implementado leis para assegura-los melhor, dar mais segurança para eles. Evitando com isso que os famosos sacoleiros e ambulantes de outras cidades venha aqui, leva o dinheiro do nosso município, pagando pouco impostos, além de não pagarem aluguel, não pagarem funcionários. É por isso que já estamos colocado na nossa lista a organização do município para que o empresário que está aqui tenha mais segurança e queremos também através da nossa secretaria de Indústria e Comercio implementar novos projetos para que possamos assim atender melhor e fortalecer ainda mais o nosso comercio local. Apoiamos as campanhas e sorteios com incentivos para que o empresário formosense cresça e tenha mais condição, mais emprego e mais renda.

Portal do Amaral: -> Na questão administrativa da Prefeitura o senhor irá abolir, criar ou fundir alguma secretaria?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Nessa nossa nova estrutura, nós criamos mais uma secretaria, aonde entendemos que a comunidade indígena de Formoso sempre só foi usada como massa de manobra para eleger, presidente, vereadores, governo, prefeitos e após as eleições a comunidade indígena sempre foi esquecida, mais nós entendemos sua grande importância em estar contribuindo no comercio local, no ICMS ecológico e fazendo parte da história do nosso município.  Por esta razão merece todo o nosso respeito e apoio assim como de todo o povo de Formoso do Araguaia. É por isso que estou criando a secretaria de assuntos indígenas para que sejam tratado todas as suas questões e terá o nobre e companheiro Kanarin Javaé como o primeiro secretário de assuntos indígenas da história de Formoso do Araguaia.

Portal do Amaral: -> Prefeito Wagner da Gráfica, Formoso do Araguaia vem sofrendo muito com o aumento da violência e de usuários de drogas, como o senhor irá tratar essa questão?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Sim Jonas, estamos muito preocupado com o rápido crescimento da violência não só em Formoso e sim no Brasil todo, sabemos que essa coisa terrível ai que é a droga vem arrasado com as famílias inteiras, adentrando aos lares de todo Brasil e com isso tem gerado muitos problemas para a sociedade e hoje o aumento da criminalidade do nosso município tem sido grande, causando muita insegurança e preocupação, e logo nesse início queremos atuar junto com os vereadores, já começamos a dividir essas responsabilidades, aonde estaremos cobrando também do governo, pois entendemos que a principal responsabilidade é do governo, da segurança pública do estado, mas nem por isso vamos cruzar os nossos braços e ficar esperando. Nós vamos à luta em busca de alternativa para nossa comunidade que esta sofrendo mas que também está atenta a essa preocupação.   

 Portal do Amaral: -> O senhor foi eleito com uma forte votação nas camadas sociais mais carentes, nesta classe o desemprego é alto, como o senhor pensa em gerar emprego e oportunizar essa gente?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Sim, sempre fui eleito pela camada mais simples da população, pelo povão, pela nossa gente humilde lá do Setor Aliança, do São José II,  do Aeroporto, do Setor Rural que realmente é meu xodó, por essas pessoas tenho o maior prazer e boa vontade de estar próximo e mim preocupar com a questão do desemprego,  essa situação já estamos lutando para que possamos resolver, sabemos que tudo é difícil mais conseguiremos resolver com a ajudar de Deus e  dos companheiros, buscando mais investimentos, mais apoios para que possamos conseguir trazer benefícios para essa sociedade humilde e necessitada.

 Portal do Amaral: -> Prefeito, durante a sua campanha o senhor recebeu importantes apoios em sua caminhada rumo à Prefeitura, agora como o senhor analisa o grupo político que chegou ao poder junto com o senhor?

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Olha Jonas! Eu não tenho dúvida nenhuma de dizer que nós temos um dos melhores grupos políticos da história de Formoso do Araguaia, pois temos representantes de todas as camadas da sociedade formosense, temos representantes dos bairros, das zonas rurais, representantes indígenas, representantes do comercio de Formoso, então são bons representantes, homens e mulheres de bem pelo qual eu acredito que juntos ajudarão a formar um Formoso cada vez melhor para nossa boa gente formosense.

Portal do Amaral: -> Prefeito Wagner da Gráfica, muito obrigado pela sua entrevista, e para finalizarmos, gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para todos os internautas que terminaram de ler esta entrevista com exclusividade aqui no Portal do Amaral.

Prefeito Wagner da Gráfica: -> Meu caro Jonas Amaral, primeiramente quero te agradecer pelo espaço aqui no Portal do Amaral. Quero ainda dizer que para mim é uma grande honra está aqui, dando essa entrevista ao seu Portal, eu conheço a sua luta, conheço a sua história e principalmente a sua caminhada para chegar até aqui que sempre foi com objetivos claros em levar a boa notícia, levar a verdade aos nossos amigos aqui da região sul do estado, amigos de todo o Tocantins, e de todo o Brasil. Eu sou um grande admirador seu, eu quero ainda agradecer a todos aqueles que nos ajudaram na nossa caminhada até aqui e também aos nossos eleitores, a nossa comunidade de Formoso com quem quero aqui mais uma vez firmar o compromisso de continuar trabalhando e de fazer o bem pela nossa cidade, desejando a todos um Feliz 2017. Quero reafirmar aqui todos os meus compromissos que fiz em campanha em continuar trabalhando para os mais necessitados, os mais humildes, porém não esquecendo daqueles que ajudaram no crescimento da nossa cidade que são nossos empresários, nossos comerciantes, eu quero  reafirmar que as eleições terminaram no dia 2 de outubro e que daquele dia para cá eu não considero ninguém como adversário político, e que aqueles boatos que o Wagner não assumiria, que  não teria posse, fosse encerrado, quero pedir a todas que mesmo com um ponto de vista diferente, que aceite a resposta da maioria e em vez de desejar mal a nossa administração nos ajudasse a cuidar de Formoso, que nos ajudasse a fazer uma cidade melhor e com críticas construtivas, nos trazendo ideias de soluções de problemas para que possamos assim fazer um Formoso ainda melhor para todos, era isso que eu queria deixar para todos os nossos formosense, que continue acreditando, confie no nosso trabalho, continue orando pelo bem da nossa cidade, porque Formoso é do nosso Senhor Jesus, Formoso tem Deus, aqui nesse lugar é um lugar  abençoado e que apesar da crise que o país enfrenta Formoso vem se mantendo e nós faremos o melhor para nossa boa gente nesses quatros anos.

FONTEPortal do Amaral